Etarismo e Inovação: faz sentido?

Um dos preconceitos que as pessoas costumam ter com relação as pessoas mais velhas diz respeito à dificuldade de abertura para novas ideias, à inovação. Será que isso procede? Claro que, como todo preconceito, trata-se de um rótulo, mas se ele é recorrente, talvez tenha algum fundamento e você, que já passa dos 50 deve ficar atento a alguns sinais: quando foi que você fez algo novo pela última vez?

Pense nisso. Coisas simples: ler um livro ou assistir um filme de um gênero diferente, conversar com pessoas que não fazem parte do seu meio, fazer um esporte que você nunca fez, ir passear em um bairro que não conhece...

Temos uma tendência a fazer as mesmas coisas e isso dificulta novos insights, pois, para tê-los, temos que aumentar nosso repertório.

Dizem que pessoas mais velhas tendem a achar que têm sempre razão. Reflita sobre isso, reveja mentalmente suas conversas com seus amigos, seus filhos.

Às vezes a experiência impede que consigamos rearranjar nossos conhecimentos de novas maneiras, impossibilitando a inovação. Uma das maneiras de combater o etarismo é refletir se não estamos contribuindo para reforçar o preconceito através de nosso próprio comportamento.