Tsuname Prateado: você já ouviu falar?

 

Tsuname Prateado 'e o sugestivo nome de uma pesquisa recente feita com 2.242 pessoas pela pela Pipe.Social e Hype60+ que apresenta hábitos de consumo, comportamento e tendências do mercado sênior brasileiro. Além de trazer dados interessantes sobre este público, o mapeamento mostra as mudanças geradas pelas perspectivas de longevidade, cuidados com a saúde, quebra de estereótipos negativos e ressignificação da velhice.

Temos hoje pouco mais de 30 milhões de idosos no Brasil, número maior do que a população do Chile e Uruguai juntas e que, ainda assim, são espantosamente ignorados!

A pesquisa aponta para o surgimento de novas demandas de produtos e serviços que vão além dos tradicionais setores de saúde e seguros. A tecnologia, por exemplo, tem sido bastante explorada, através de aplicativos, cursos e atuação em redes sociais: os novos idosos não querem ser excluídos, mas são poucas as iniciativas voltadas para este público. Eles são consumidores de aplicativos de mobilidade urbana, como Uber e similares, assinam serviços de streaming como Netflix, Spotify e outros, TV por assinatura e, sim, lêem e compram pela Internet!.

O Mercado da beleza é outro importante. Produtos relacionados à vaidade pessoal, rotinas de beleza, estética e cuidados pessoais são bastante consumidos por este público, que quer ter boa aparência, além de cuidar da saúde e alimentação. Aliás, este parece estar mais atento às demandas desta fatia da população, embora haja ainda muitas possibilidades pouco ou ainda não exploradas.

As pessoas acima de 60 anos se queixam da falta de produtos e serviços específicos para eles no Mercado. O setor de vestuário é um exemplo: os novos idosos querem usar roupas descoladas e bonitas e não as encontram. Eles namoram online, têm vida sexual ativa, estudam e querem fazer parte da vida social, mas o Mercado teima em deixá-los de lado.

Percebemos assim que o etarismo, ou preconceito de idade, é um fenômeno cultural, presente nas Empresas, na Mídia e no Mercado de Consumo. Será que ele resistirá a força do Tsuname Prateado?

Artigo publicado por Fran Winandy no LinkedIn em 15/10/2018