Você tem idade para ser líder?

Se você trabalha em uma organização, possivelmente participou ou irá participar de algum processo de seleção, interno ou externo, para um cargo de liderança. Nestes processos, em geral estão especificadas as competências, a formação e pré-requisitos básicos, mas a idade não.

Mas será que a idade é um critério?

Pense no assunto. No seu íntimo, você sabe que embora ela não apareça, por motivos éticos e legais, ela em geral está presente.

Mas, afinal, quem define esse critério?

Vamos supor que você tem 50 anos e trabalha em uma empresa onde a idade média dos gerentes seja 40 anos. Quando uma nova vaga gerencial é publicada na Intranet, por mais que você se sinta preparado para o desafio, certamente irá imaginar as dificuldades que terá em provar isso a todos os envolvidos.

Isso porque você conhece as normas de idade da sua empresa. De acordo com Barbara Lawrence, professora da UCLA/USA, o papel desempenhado pela idade depende mais das crenças das pessoas sobre a idade do que da idade em si, ou seja, as normas de idade justificam o hábito de se adotar um critério convencionado sem questionamentos, reforçando estereótipos dentro da organização.

Agora que você já sabe que a distribuição etária de uma empresa afeta a percepção de seus funcionários, pense no quanto você não está contribuindo para perpetuar isto, sem perceber!

 

Esta é uma das causas do etarismo nas organizações. O etarismo é o preconceito ou discriminação frente a um grupo etário e se não o combatermos, possivelmente seremos vítimas dele!

( Matéria escrita por Fran Winandy, publicada no Jornal Metrô News em 21/12/2015 )