Ignorância Digital: A culpa é de quem?

Fui cancelada. #Instagram e #Facebook tiraram as minhas contas do ar sob alegação de que eu sou menor de 13 anos, com base em informações que eu forneci (?)!.. Tentei argumentar, enviei provas contrárias: se alguém as leu, não sei dizer. O motivo disso? Não tenho ideia. Não me lembro de ter preenchido nada recentemente relacionado a isso. Talvez um #algoritmo pegou algum trecho meu falando de idade, já que é meu assunto diário, ou talvez na pressa eu tenha clicado algo que não li ou não entendi, não sei. O fato é que não é possível falar com ninguém, não há meios de se obter um retorno. Aparentemente não há um canal de contato humano, vide o número de queixas sem resposta no #reclameaqui. Será etarismo?

Alguém poderá dizer que esse pessoal da #geraçãoprateada é meio lento com #tecnologia e que vive se queixando dessa coisa de ter que ter alguém, um humano, do outro lado da linha, se existisse alguma linha. Do cabo, da rede, sei lá. A única forma de contato é preenchendo duas linhas no próprio aplicativo e a resposta “Please Visit the Help Center” volta como um mantra a cada tentativa, sem oferecer nenhuma possibilidade de contato, argumentação ou correção. Novamente o etarismo me vêm em mente, talvez sejamos mesmo resistentes.

" Abra outra conta", me disseram. Sim, mas e minhas fotos, filmes e contatos que estão lá? E tudo o que eu deixei de postar na última semana, meus trabalhos e novos seguidores que poderiam vir à partir deles? Não é justo. Não acho normal sermos tratados dessa maneira e isso é só um exemplo que vem acontecendo por parte das empresas frente ao seu cliente e consumidor. 

Backup? Não tenho. Como assim? E dá-lhe etarismo!

Li recentemente uma frase de Joseph F. Coughlin do MIT AgeLab com a qual eu não poderia concordar mais: " A indústria da Tecnologia é a única indústria na história do mundo que tem a coragem de culpar o cliente por não saber como usar o seu produto". 

Fran Winandy para LinkedIn em Outubro 2022