Combatendo o Etarismo na organização através da implantação de um programa de Diversidade Etária

No livro "Diversidade e Inclusão e suas Dimensões - Volume II" lançado na semana passada em São Paulo e Rio de Janeiro, dedico um capítulo ao combate ao etarismo dentro das organizações. Vou deixar um gostinho por aqui, mas quem tiver interêsse pode comprar o livro físico ou digital pela Amazon e principais livrarias brasileiras. 

No início do capítulo faço uma contextualização sobre o etarismo e os prejuízos que ele traz para os negócios. Em seguida trago dicas para que os profissionais possam identificar em que estágio está a sua empresa, levantando em seguida alguns passos importantes a serem desenvolvidos dentro das organizações. Por fim, trago a minha opinião sobre os principais aspectos a serem contemplados por um programa de diversidade etária.

O trecho abaixo é parte do capítulo: optei por pinçar um dos parágrafos do meio do texto para dar uma ideia de como ele está formatado. Espero que isso gere em você novas reflexões!

"O etarismo tem um custo invisível, subjetivo e difícil de ser mensurado, especialmente nas organizações. A competitividade das empresas demanda um olhar para o longo prazo, envolvendo uma gestão de riscos inteligente. Sem debater a ordem de importância, vamos enumerar alguns problemas causados pelo etarismo nas nossas organizações."

Fran Winandy

"Diversidade e Inclusão e suas Dimensões - Volume II" , Editora Labrador - 2023 ( Capítulo 28)