Integração Geracional: reflexões e tendências da Diversidade Etária para as Organizações no Brasil

O Abraço da Diversidade

A Diversidade abrange muitas questões, como religião, etnia, cultura, gênero, raça, orientação sexual e idade, entre tantas outras possibilidades.

Falar sobre Diversidade envolve refletir sobre diferenças e compreender como aspectos que não fazem necessariamente parte do nosso dia a dia podem enriquecer a nossa vida: a Diversidade faz o S do ESG ser mais palpável.

O Pilar mais Democrático da Diversidade

A Diversidade Etária é o pilar mais abrangente, mais descolado e menos conhecido da Diversidade. Ela envolve todos os outros, afinal, alguma idade você sempre terá, independentemente de sua classe social, gênero, raça, religião ou qualquer outro aspecto que você possa pensar.

Integração Geracional, Diversidade Etária e Etarismo ainda são temas distantes para muitas pessoas, que estranham diálogos voltados para estas tendências organizacionais supostamente menos importantes que assuntos mais corriqueiros.

Pirâmide Etária Brasileira: Mudanças à Vista!

Estranho mesmo é ignorar todos os sinais. Afinal, o Brasil envelhece à passos largos: um quarto de nossa população já tem mais de 50 anos e nossa expectativa de vida vem crescendo. Além disso, o número de nascimentos tem diminuído bastante, não chegando a dois filhos por mulher. Para compreender o que isto significa na prática para as organizações e sociedade é só prestar atenção às nações desenvolvidas, que já passaram por isto.

A conclusão mais óbvia é a de que, em um futuro próximo haverá menos jovens e mais idosos em nossa sociedade, portanto, menos jovens nas empresas e, se nada mudar, mais idosos disponíveis no Mercado de Trabalho. Além disso, teremos progressivamente maiores responsabilidades sobre a sustentabilidade de nossa aposentadoria, o que implica na necessidade de uma educação financeira mais ampla para a população.

Etarismo: Um Novo Nome para um Velho Preconceito

Um estudo recente da OMS (2021) aponta que 1 a cada 2 pessoas no mundo discrimina pessoas idosas. No Brasil, as oportunidades de trabalho nas empresas são escassas para quem tem mais de 40 anos.

O etarismo (também conhecido por ageismo ou idadismo) é um tema que começa a ser debatido, especialmente quando algum caso de preconceito etário viraliza nas redes sociais, mas são poucas as empresas por aqui que avançam nesta agenda. E quando olhamos para o cenário, são raras aquelas que atuam de maneira intencional para fomentar práticas e políticas relacionadas à Diversidade Etária.

Nossa cultura tem aspectos intrigantes: não falamos sobre a morte e não nos preparamos para ela. Da mesma forma, não integramos os dados do cenário ao futuro da organização (ou ao nosso) e não o planejamos. Assim, gestores e profissionais como um todo seguem ignorando o contexto e reproduzindo esta situação da qual provavelmente serão vítimas no futuro.

Tendências para 2023: seja parte da mudança!

Gostamos de refletir e falar sobre tendências no Mercado de Trabalho: cargos que desaparecerão, cargos novos que virão; avanços da inteligência artificial e formas de nos destacarmos. Porém, sobre o que podemos fazer hoje para mudar o que não está nos agradando, como fazer a diferença ou como pavimentar um novo caminho para que o preconceito não nos alcance, não falamos.

Estamos em Maio: faltam 8 meses para o ano terminar. Esse é o tempo que você tem para ser parte da mudança! Promova a reflexão e o diálogo compartilhando publicações, artigos e debatendo o assunto. Não deixe o etarismo te alcançar!

Fran Winandy para LinkedIn Creators 2023