Interseccionalidade e Exclusão do Afroconsumidor 50+

Interseccionalidade é o termo atribuído à soma de formas de exclusão social, conforme condições identitárias de raça, gênero, sexualidade e classe social.A experiência de uma pessoa que vive a intersecção de dois ou mais marcadores identitários é maior que a simples soma destes preconceitos e o envelhecimento geralmente amplifica esta questão.

O Observatório da Longevidade trouxe hoje em sua página do LinkedIn um artigo sobre Afroconsumidores 50+, invisíveis  e desprezados por boa parte das empresas, apesar de ter sua renda estimada em cerca de 900 bilhões de reais no Brasil. Extrato que representa a maioria de nossa população 50+, com cerca de 33 milhões de pessoas, segue crescendo e aumentando sua presença dentro das empresas e consequentemente aumentando seu poder de compra e consumo na sociedade.

O artigo traz aspectos interessantes relacionados ao potencial de crescimento e consumo deste público e nos faz refletir sobre os motivos de ainda não ser alvo de campanhas da maioria das empresas no Brasil: será que não temos representatividade dentro das áreas de marketing das organizações e agências de publicidade? 

Estranho. Somos um país de maioria negra: no último censo, 114 milhões de pessoas se autodeclararam como afrodescendentes (IBGE, 2022). Por que esta camada da população não está nestas áreas? Decisão das lideranças, ainda brancas em sua maioria?

Fala-se muito sobre o potencial da Diversidade nas organizações. Além de questões relacionadas á justiça social e legal, inúmeras pesquisas apontam para o aumento de lucratividade e competitividade nas organizações com equipes que trazem perfís plurais.

Empresas diversas aumentam a conexão com seus clientes, trazendo para dentro dela suas expectativas e necessidades. Abordagens diversas atraem inovação, um ponto crucial para a sobrevivência e destaque das organizações, que, mais interessantes, atrairão melhores talentos, que a tornarão ainda melhor!

Diversidade não pode ser um discurso, algo a ser abordado na semana da Diversidade. Diversidade é prática. 

Fran Winandy