O desabrochar do Etarismo no Confinamento

Você já levou um tapa na cara? Pois é. É essa a sensação de quem, de repente, percebe ser vítima de um preconceito. Com o Etarismo é assim. Você está bem, tranquilo, produzindo, curtindo sua família e decide dar uma volta no quarteirão para tomar um sol e arejar a cabeça. Aí você coloca um pé na rua e ouve: " Vai para casa!" Pensa que não é com você. As pessoas estão ficando malucas. Aí você anda mais um pouco e ouve: " Volta para casa! Tá fazendo o quê na rua? Vai para casa!". Sim, é com você.

Seu delito? Sair na rua. Minto, sair na rua pode. Se você não tiver rugas, cabelos brancos ou aparência de alguém que já viveu o bastante, pode. Mas se tiver cara de quem viveu tanto que já não têm mais discernimento para decidir qualquer coisa, não pode. Mas quem decide isso? Certamente uma pessoa mais jovem do que você, encobrindo seu preconceito sob a névoa do " politicamente correto", um discurso lindo, listando toda a argumentação do Ministério da Saúde em tempos de Covid-19. Afinal, você é uma pessoa totalmente desprovida de bom senso e lucidez, que não lê e não tem a menor noção do que se passa no mundo e dos cuidados que as pessoas devem ter frente a uma Pandemia.

O Etarismo é uma forma de intolerância relacionada à idade, direcionada principalmente à pessoas idosas. Com a Pandemia pelo novo Coronavirus, além do tipo de perseguição mencionada acima, vários memes e piadas envolvendo idosos têm circulado nas redes sociais, reforçando o sentimento de exclusão. Vamos combater isso! Um dia seremos todos idosos!

Artigo publicado no LinkedIn em 13/04/2020