O Viés Inconsciente e o Etarismo nas Organizações

Você já ouviu falar em viés inconsciente?

O viés inconsciente é um mecanismo de nosso cérebro que costuma permear nossas atitudes e decisões, julgando os outros sem perceber. Compreender este mecanismo que interfere em nosso processo de decisão pode nos ajudar a fazer escolhas e tirar as barreiras invisíveis que impedem pessoas “diferentes” de ingressarem nas organizações.

Quando você seleciona alguém para a sua equipe, em geral tende a avaliar melhor as pessoas que se parecem com você. Os critérios podem variar, como sexo, nível social, faixa etária ou afinidades diversas que você vai encontrando durante o processo seletivo. Você joga tênis e a candidata também? Ponto para ela. Vocês estudaram na mesma universidade? Ponto para ela, mesmo que as características não tenham nenhuma correlação com as competências da vaga.

Muitas vezes, estas conexões conseguem neutralizar eventuais pontos fracos do profissional e você pode terminar contratando a pessoa menos qualificada para a função.

Quando você acredita que as pessoas mais velhas têm dificuldade em lidar com tecnologia, pode considerar que um candidato mais velho apresentará este “problema”, independente do fato. E se você já tiver trabalhado com uma pessoa mais velha em outra ocasião e ela tiver apresentado dificuldades com planilhas ou qualquer outro aspecto ligado à questão tecnológica, será mais um fator para reforçar a sua crença sobre o assunto.

 

Atualmente várias empresas preocupadas com a questão da Diversidade, vêm trabalhando com o tema e oferecendo programas de Treinamento & Desenvolvimento nos quais esta questão é abordada. Ao criar um ambiente inclusivo onde todos os funcionários sentem-se confortáveis em participar, a empresa abre suas portas à novas ideias, debates, produtos, serviços e soluções.